#Gravidez

Consulta pré-concecional

Quando uma mulher ou um casal decide engravidar existem alguns procedimentos que devem ser seguidos para garantir que a gravidez avança de forma saudável e tranquila.

Idealmente, antes de parar a contraceção, deve ser marcada uma consulta pré-concecional no centro de saúde ou com um médico ginecologista/obstetra onde serão avaliados vários fatores que poderão influenciar a saúde materna e fetal no decorrer da gravidez. A informação obtida nesta consulta permitirá ao médico identificar precocemente fatores de risco e ajudar a futura mãe a fazer escolhas de vida saudáveis que permitam a correção dos mesmos.


Quais os principais objetivos da consulta pré-concecional?

O principal objetivo da consulta pré-concecional é o sucesso da gravidez, através da identificação precoce de fatores de risco e da promoção da sua correção.

Na consulta pré-concecional a mulher será questionada sobre o seu estado de saúde atual e antecedentes, bem como o estado de saúde do seu parceiro e antecedentes familiares. Desta forma procura-se identificar possíveis riscos de anomalias reprodutivas ou risco genético. Será também realizada uma avaliação física da futura mãe, incluindo um exame mamário e ginecológico, e laboratorial, onde será determinado o grupo sanguíneo e fator RhD, serologia da rubéola, toxoplasmose e citomegalovirus, entre outros.

É também importante a realização da consulta pré-concecional para que o médico possa informar a futura mãe sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável, reencaminhando-a, quando necessário, para acompanhamento espacializado para cessação de consumo de álcool, tabaco ou substancias psicoativas. Sempre que possível, o médico deverá promover a participação ativa do parceiro em todas as etapas da conceção e gravidez.


Quando deve ser realizada a consulta pré-concecional?

Aconselha-se que a mulher que deseja engravidar comece a suplementação com ácido fólico pelo menos 3 meses antes da gravidez de modo a evitar deficiências do tubo neural do bebé, deste modo a altura ideal para que a futura mãe ou o casal realizem a consulta pré-concecional seria pelo menos 3 meses antes da data em que pretendem engravidar.

Nesta consulta serão realizados diversos exames e análises que permitem identificar diversos fatores de risco que, embora inócuos para a futura mãe, poderiam ser prejudiciais para o desenvolvimento do bebé.


O que pode esperar da consulta pré-concecional?

Se é a primeira vez que tem consulta com o médico, é normal que este lhe queira fazer um “pequeno inquérito” sobre o estado de saúde atual, antecedentes pessoais e familiares, de ambos os membros do casal. É muito importante informar o médico de toda a medicação que faz para que o mesmo possa adequar convenientemente alguma medicação a esta nova etapa da sua vida.

O seu médico irá fazer-lhe uma avaliação física, registando o seu peso, altura, IMC, pressão arterial, bem como um exame mamário e ginecológico, para despistar eventuais fatores de risco. É muito comum que nesta consulta o seu médico lhe peça para realizar algumas análises, estas análises são muito importantes para determinar o seu grupo sanguíneo e fator RhD, glicémia em jejum, rastreio de hemoglobinopatias, rastreio de sífilis, hepatite B, VIH, serologia da rubéola, toxoplasmose e citomegalovirus.

De acordo com o resultado das análises pedidas pelo seu médico poderá ser necessário atualizar o seu plano de vacinação, como por exemplo a vacina contra o tétano, a rubéola, a difteria ou o sarampo.

A consulta pré-concecional serve também para o seu médico a ajudar a adotar, se ainda não o pratica, um estilo de vida mais saudável. Caso seja fumadora, ou consuma álcool ou outras substâncias psicoativas, o seu médico poderá referenciá-la para consultas específicas de cessação destes hábitos.

É normal a futura mãe ter muitas dúvidas quando planeia engravidar, e muitas mais surgirão durante a gravidez, encare esta consulta como uma oportunidade para as esclarecer e sentir-se o mais preparada possível para a nova etapa da sua vida.


*texto elaborado com base na informação da DGS - Direcção Geral de Saúde

Artigos relacionados

Gravidez A importância do ferro na gravidez

O ferro é um micronutriente essencial para a formação da hemoglobina. As necessidades de ferro nas grávidas aumentam devido ao...

Gravidez Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma infecção é causada por parasitas e a fonte de infecção mais comum é a ingestão de carne de porco ou de borrego...

Gravidez Suplementos alimentares na pré-conceção

Se decidiu engravidar é normal que tenha marcado uma consulta com o seu médico ginecologista/obstetra ou médico de família. Nesta consulta o seu médico...

Já conhece o nosso Guia da Gravidez

Para a acompanhar durante 9 meses

image
gravidez

Vigilância da gravidez no 1º trimestre

Habitualmente o sinal que alerta as mulheres para uma possível gravidez é a ausência da menstruação, contudo pode experienciar outros... Continuar a ler

gravidez

Os receios mais comuns durante a gravidez

Para muitas futuras mães a gravidez nem sempre é um período fácil. Entre as expectativas e a realidade, a verdade é que cada mãe passa por... Continuar a ler

Aumento de peso durante a gravidez

Durante a gravidez, é natural que o peso aumente devido à formação da placenta, líquido amniótico, crescimento do bebé. Mas quanto é que deve aumentar?

gravidez

Gravidez de baixo risco

A maneira como é vivida a gravidez varia consoante o momento da vida da grávida e as suas expectativas para a gravidez e o bebé. Contudo... Continuar a ler

sono recém nascido

Dicas sobre o sono do bebé recém-nascido

Ter o nosso bebé recém-nascido nos nossos braços é uma experiência extraordinária. Mas o período de adaptação às rotinas do novo membro da família... Continuar a ler

Faça parte do Felicitas Baby Club

Faça parte do nosso clube para ter acesso a ofertas e conteúdos exclusivos!