Praticar desporto durante a gravidez é benéfico, tanto para si como para o seu bebé. Vai ajudá-la a sentir-se melhor e pode atenuar algum desconforto que marca esta fase tão especial. Mas lembre-se que esta é uma altura muito sensível para o seu corpo, e há certas regras que não pode descurar, pelo que vão garantir o seu bem-estar e a sua pré-disposição para continuar a praticar desporto.
A gravidez é um período muito especial e para que tudo corra bem, a futura mãe deve escutar os especialistas.
Se o desporto é parte da sua vida, se fazia exercício regularmente e se a sua gravidez não revela complicações de maior, fale com o seu médico sobre qual a melhor forma de continuar a fazer desporto sem pôr em causa a sua saúde e a saúde do seu bebé.
Todas sabemos que com a gravidez o nosso corpo se altera…e muito! Desportista de longa data ou não, nesta fase tudo é diferente e é importante que perceba e admita isso.
Desde o nosso centro de gravidade que se altera, porque a nossa barriga não pára de aumentar, aos joelhos que nos doem horrores porque agora têm que suportar também o nosso bebé, é importante que a ao fazer desporto tenha consciência de que o seu corpo se está a alterar, e deve ter isso em conta no seu treino.
Já todas ouvimos falar do desconforto que a gravidez nos pode trazer! A pensar nisso agora junte-lhe o desconforto que pode vir de fazer desporto sem ter o máximo cuidado, sem aquecer antes ou alongar no fim!
Prepare os seus músculos e ligamentos para o exercício, e dê tempo ao seu corpo para se preparar. No fim tenha em conta os alongamentos e a descompressão do seu corpo com exercícios mais leves. A última coisa que a futura mãe precisa é de dores musculares pós-treino, numa altura tão sensível para o seu corpo.
O seu corpo está a mudar e é importante que a futura mãe tenha isso em conta na hora de ir para o ginásio. Escolha a roupa ou equipamento mais confortável que encontrar, e lembre-se que agora a sua temperatura corporal tem ainda mais tendência para subir. Portanto leve roupa que possa ir tirando à medida que vai aquecendo.
A ter em conta também é um bom, mas verdadeiramente bom soutien de desporto em algodão, e sem armação! O seu peito está a aumentar e é importante que tenha isso em conta para conseguir ter o máximo conforto.
Líquidos, muitos, muitos líquidos. Quando for treinar deve ingerir muitos líquidos, antes, durante e depois. Tenha em conta obviamente o ritmo de treino, mas não se esqueça em momento algum de se manter hidratada!
Lembre-se que com a atividade física a sua temperatura corporal aumenta, se não se hidratar a temperatura pode aumentar ao ponto de lhe causar contrações, e isso pode tornar-se perigoso para si e para o seu bebé.
Fazer desporto durante a gravidez é reconhecido como benéfico, tanto para a mãe como para o bebé! Mas tenha calma, estamos a falar de fazer desporto e não de “castigar” o seu corpo. Todas sabemos que a gravidez é um período de grandes alterações hormonais e físicas, e é bom que tenha isso em conta na altura de treinar. Não sobrecarregue o seu corpo com mais desconforto.
Uma vez mais relembramos que deve manter sempre o acompanhamento médico e tenha atenção às posições que adota a treinar, especialmente depois do primeiro trimestre.
Quando as exigências físicas e emocionais forem excessivas para si, não hesite em falar acerca disso com o seu médico. Talvez este...
A vigilância da saúde da grávida é fundamental para que possa vivenciar a gravidez de forma tranquila, equilibrada e feliz contribuindo para...
A determinada altura da gravidez, especialmente no terceiro trimestre, não há quem não se tenha visto obrigada a lidar com...
Muitas mulheres encaram a gravidez como uma oportunidade para repensar o seu estilo de vida e para tomar decisões quanto a eventuais... Continuar a ler
A noção de que uma mulher grávida tem de comer por dois está hoje em dia perfeitamente ultrapassada. Não é a quantidade, mas sim a qualidade... Continuar a ler
Durante a gravidez, é natural que o peso da mulher aumente, devido à formação da placenta, líquido amniótico, crescimento do bebé e gordura de reserva. Mas quanto é que deve aumentar?
As tonturas, durante as quais se vê tudo negro à frente dos olhos, são um sintoma frequente, sobretudo no início da gravidez. Devem-se ao facto... Continuar a ler
As hemorragias durante a gravidez podem ter várias origens. Devem ser sempre levadas a sério, mesmo quando não implicam qualquer dor... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé