As hemorragias durante a gravidez podem ter várias origens. Devem ser sempre levadas a sério, mesmo quando não implicam qualquer dor.
Hemorragias no início da gravidez podem conduzir a um aborto. Tal ocorre numa em cada cinco gravidezes, sobretudo durante os três primeiros meses. Neste caso, as hemorragias são mais fortes do que aquando da menstruação, dando origem também a dores semelhantes a cãibras. Poderão também ocorrer hemorragias que não resultem em aborto. A este estado dá-se o nome de “ameaça de aborto”.
Neste caso, o médico recomendará repouso absoluto até a hemorragia parar. Mediante a realização de uma ecografia determinar-se-á se o feto continua vivo. Quando a gravidez ainda vai muito no início é também feita uma análise às hormonas da gravidez.Se ocorrer um aborto, o mais frequente é tratar-se de um erro genético presente no óvulo ou no espermatozóide, o que impede o normal prosseguimento da gravidez.
Dores fortes no abdómen, acompanhadas ou não de hemorragias, durante os primeiros três meses de gravidez poderão ser os sintomas de uma gravidez ectópica. Quer isto dizer que o óvulo fecundado se alojou numa das trompas de Falópio, ao invés do útero. Uma gravidez ectópica é bastante perigosa e exige normalmente uma intervenção cirúrgica.
Embora seja raro, nos últimos três meses da gravidez pode dar-se um descolamento prematuro da placenta das paredes do útero, o que se reveste de algum perigo tanto para a mãe como para o bebé. Se tiver quaisquer hemorragias, procure imediatamente o médico!
Hemorragias perto do fim da gravidez poderão também ser desencadeadas por uma situação chamada “placenta prévia”, quer isto dizer que a placenta se colocou na parte baixa do útero, bloqueando o colo do útero total ou parcialmente.
Quando o colo do útero se abre no início do trabalho de parto, tal poderá provocar hemorragias. Se o colo do útero estiver totalmente bloqueado, a criança terá de nascer por meio de uma cesariana.
É frequente o colo do útero tornar-se durante a gravidez mais susceptível ao contacto, em virtude da maior irrigação que se verifica nesta altura. Tal poderá causar hemorragias, por exemplo depois de ter relações sexuais. Não se preocupe, pois isto não representa qualquer perigo! Ainda assim deverá ser examinada pelo médico para se poderem pôr de parte quaisquer outras causas. Talvez se trate de uma infecção.
O muco libertado, “rolhão mucoso”, pouco antes do nascimento pode apresentar-se avermelhado, com algum sangue, mas tal é normal e não constitui motivo para preocupação.
Durante a gravidez o volume de sangue no corpo da mãe aumenta, é necessária uma maior produção de glóbulos vermelhos...
O ferro é um micronutriente essencial para a formação da hemoglobina. As necessidades de ferro nas grávidas aumentam devido ao...
A toxoplasmose é uma infecção é causada por parasitas e a fonte de infecção mais comum é a ingestão de carne de porco ou de borrego...
Cerca de 1% de todas as jovens mães são diabéticas. Quer isto dizer que o pâncreas não é capaz de produzir insulina, uma substância que regula... Continuar a ler
A vigilância da saúde da grávida é fundamental para que possa vivenciar a gravidez de forma tranquila, equilibrada e feliz contribuindo para o... Continuar a ler
É muito difícil entrar numa loja para bebés e não querer trazer tudo, o que muitas vezes significa comprar mais do que o necessário. Para a ajudar fizemos uma lista dos artigos essenciais para o seu bebé.
Para muitas futuras mães a gravidez nem sempre é um período fácil. Entre as expectativas e a realidade, a verdade é que cada mãe passa por... Continuar a ler
O útero cresce e os chamados "ligamentos maternos" que unem o útero aos ossos da bacia são alongados. A hormona da gravidez relaxa as... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé