Insaciável? A morrer de fome? Nunca está cheia? É perfeitamente normal que como futura mãe sinta mais apetite ao longo da gravidez, especialmente no segundo trimestre quando os enjoos matinais tendem a acalmar e/ou desaparecer.
Para algumas de nós o aumento de apetite começa logo no primeiro trimestre, mas é de facto durante o segundo trimestre que tudo se torna um pouco mais dramático, com um apetite voraz a tomar conta de cada instante do nosso dia.
E há uma explicação muito simples para isso, o seu bebé está a crescer e precisa alimentar-se, e faz questão de lembrá-la disso!
Quando se trata de satisfazer o seu apetite durante a gravidez a futura mãe deve dar ouvidos ao que o seu corpo lhe está a pedir mas — e com muito ênfase neste mas — tenha atenção e respeite as porções aconselhadas pelo seu médico. Sim é verdade que está a comer por dois, mas um deles é muito pequenino, portanto e porque nunca é demais repetir, respeite as porções.
Para a ajudar reunimos algumas sugestões para lidar com esta fase mais “apetitosa” da gravidez:
É relativamente fácil confundirmos a desidratação com fome, e tenha em conta que com o seu bebé a crescer, a futura mãe precisa de líquidos mais que nunca. Entre doze a treze copos de água por dia, mais ainda se tiver calor ou se estiver a suar muito. Ponha de parte os refrigerantes que só trazem açúcar e calorias, sem qualquer benefício nutricional para a sua dieta.
Tenha em conta que no primeiro trimestre a maioria das mães não precisa de calorias adicionais na sua dieta. No entanto estes números alteram-se no segundo trimestre onde pode adicionar até 350 calorias diárias à sua dieta, e no terceiro trimestre pode chegar às 500 calorias. Antes de começar a pensar em tudo o que lhe apetece comer, fale com o seu médico e siga o plano nutricional à risca.
Tenha em conta que por muito apetite que possa sentir, as suas refeições e os seus snacks têm que ser nutritivos, e não apenas para encher a barriguinha!
Escolha alimentos frescos, com fibra e nutrientes em vez de alimentos processados e/ou refinados, e siga com muita atenção quais são os melhores alimentos na gravidez mas também os alimentos que deve evitar durante a gravidez.
Sabe aqueles dias passados em casa e em que só nos apetece comer tudo o que temos em casa? Isso vai acontecer mais ainda durante a gravidez, portanto o melhor a fazer é precaver-se!
Tenha em conta a importância que as vitaminas e os nutrientes têm na sua alimentação durante a gravidez e encha a sua casa com opções saborosas mas também saudáveis! Uma alimentação saudável na gravidez não é sempre fácil para todas as grávidas, mas a verdade é que aquele pacote de bolachas que deixámos mesmo à mão é só mais uma tentação a complicar a nossa dieta.
O melhor a fazer nesta altura é dividir as refeições que costuma fazer por cinco ou seis pequenas refeições ou lanches, a cada três horas ou menos. Desta forma a futura mãe vai conseguir evitar comer demasiado, evita aquele mau estar de ficar demasiado cheia e consegue combater a azia que muitas vezes é um dos principais incómodos durante a gravidez.
Ao comer refeições ligeiras de poucas em poucas horas, vai conseguir evitar aquela sensação de fome terrível ao mesmo tempo que evita depois comer demasiado e passar mal por causa disso.
Uma forma inteligente de manter este regime é ter consigo pequenos snacks saudáveis, sejam vegetais ou peças de fruta, cortados em pedaços pequenos para ir mordiscando. Desta forma pode continuar com o seu dia-a-dia sem grandes interrupções.
Tudo isto é mais fácil de dizer que de fazer. Não é só consigo, tenha em conta que todas nós a determinada altura da gravidez passamos por isto. Tenha em conta que esta dieta é importante, mas não deixe de se permitir alguns pequenos prazeres, seja aquela bolachinha uma vez por dia ou uma ou duas colheres de gelado uma vez por semana, permita a si própria a ocasional exceção. Vai tornar tudo um pouco mais fácil.
Siga com muita atenção o seu peso e fale com o seu médico. O seu peso é extremamente importante e a sua dieta pode precisar ajustamentos em função do peso que vai ganhando.
Todos estes cuidados com o seu apetite e com a sua alimentação são importantes e podem tornar-se de certa forma cansativos, mas tenha em conta que com o início do terceiro trimestre o seu apetite vai diminuir, e antes que dê conta o seu bebé vai nascer!
Ter uma alimentação saudável é importante em qualquer fase da vida de uma mulher e ganha maior importância durante a gravidez uma...
A noção de que uma mulher grávida tem de comer por dois está hoje em dia perfeitamente ultrapassada. Não é a quantidade, mas sim...
Durante a gravidez o seu sistema imunológico está ligeiramente debilitado. Por essa razão deverá evitar alimentos que possam estar...
Uma boa parte da nossa gravidez divide-se entre enjoos, exaustão e um apetite que simplesmente não conseguimos explicar. E sim, claro que... Continuar a ler
O cálcio é importante para a constituição dos ossos e dos dentes do feto. A dose diária recomendada de cálcio para a grávida é de 1000 mg/dia... Continuar a ler
Tendencialmente os pés e também os tornozelos começam a inchar por volta dos seis meses da gravidez, e tendem a piorar já perto do fim.
Para muitas futuras mães a gravidez nem sempre é um período fácil. Entre as expectativas e a realidade, a verdade é que cada mãe passa por... Continuar a ler
Provavelmente o seu médico irá recomendar-lhe a suplementação com ácido fólico, contudo poderá aumentar o aporte desta vitamina se... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé