Seguindo as indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de iniciar a diversificação alimentar quando o bebé tem 6 meses, os próximos 3 meses são marcados pela necessidade de ir apresentando novos sabores e alimentos ao seu bebé.
Este é o momento da introdução da proteína de origem animal na alimentação do seu bebé. Deve começar por introduzir a carne, com clara preferência para cortes magros e sem gorduras. Este é um alimento com elevado conteúdo de proteínas e grande valor nutricional, muito importante para esta fase de desenvolvimento do bebé.
Para que o bebé se habitue a este novo sabor, sugerimos que no primeiro puré coza a carne juntamente com os legumes mas que a retire antes de triturar, oferecendo assim um puré com sabor a carne mas sem esta nova textura.
O próximo puré do seu bebé já deverá conter a carne cozida e os legumes triturados em conjunto, devendo a consistência ser gradualmente menos homogénea para que o seu bebé desenvolva gradualmente a capacidade de mastigar e morder.
Quando introduzir a carne na alimentação tenha em conta que deve começar com carnes de aves como frango, perú ou avestruz, ou se quiser variar pode utilizar coelho. Isto é importante porque são carnes que, apesar de menos ricas em ferro, têm menos gorduras saturadas que as carnes de bovino. Com o avançar do tempo e da recetividade do bebé aos novos sabores pode incluir a carne de vaca.
Alguns bebés não reagem bem à introdução do borrego devido ao seu sabor forte, devendo deixá-la para último. A carne de porco só deverá de ser introduzida na alimentação do bebé a partir dos 12 meses devido ao seu carácter alergénico.
Comece a introdução da carne com porções pequenas de cerca de 10 gramas evoluindo até às 30 gramas/dia, sendo este peso estimado para a carne e peixe antes de cozinhar e já limpos de gorduras – distribuídos por refeições com a carne a ser servida 4 vezes por semana e o peixe servido 3 vezes por semana.
Uma vez introduzida a carne e com o seu bebé habituado à introdução de novos sabores e texturas, pode iniciar a introdução do peixe na alimentação do bebé Nesta etapa deverá introduzir os peixes brancos, como a pescada, linguado, besugo, solha e pregado. Peixes como o salmão, sardinha ou carapau só deverão de ser introduzidos após os 12 meses.
O peixe deve ser cozido separadamente, devem ser removidas todas as espinhas e a pele e só depois adicionado ao puré. Deve alternar entre purés de legumes com carne e purés de legumes com peixe na alimentação do seu bebé.
Comece a introdução do peixe com porções pequenas de cerca de 10 gramas evoluindo até às 30 gramas/dia, sendo este peso estimado para a carne e peixe antes de cozinhar e já limpos de gorduras – distribuídos por refeições com a carne a ser servida 4 vezes por semana e o peixe servido 3 vezes por semana.
Aos 8 meses de idade o seu bebé pode começar a ter contacto com lacticínios, ainda que muito limitado uma vez que pode consumir apenas iogurte sólido natural não açucarado. O seu consumo não deve exceder uma unidade por dia. Pode adicionar fruta fresca triturada ao iogurte para que o seu bebé se adapte melhor ao sabor.
Não esquecendo que a diversificação alimentar deve ser feita gradualmente, nesta altura entre os 6 e os 9 meses, pode começar a dar ao seu bebé papas com glúten, desde que o faça sempre com a máxima atenção para despistar qualquer indicação de alergias.
Agora que o seu bebé vai começar a diversificação alimentar é importante saber q...
A introdução de novos alimentos é muito importante para garantir que o bebé recebe o...
Aos 9 meses de idade a alimentação do seu bebé já deve incluir duas refeições principais...
No primeiro ano de vida do seu bebé o seu sistema digestivo não está ainda completamente maduro, por este motivo alguns alimentos devem ser deixados de... Continuar a ler
Existem diversas formas de iniciar a diversificação alimentar, o método tradicional consiste na introdu... Continuar a ler
Tanto na amamentação como na alimentação a biberão, todos os bebés engolem sempre um pouco de ar, porém nem todos reagem da mesma maneira.
Quando começar a oferecer alimentos sólidos ao seu bebé preste especial atenção à sua forma e textura. Evite oferecer ao bebé alimentos demasiado rijos ... Continuar a ler
As primeiras vezes para um bebé nem sempre são fáceis e se é verdade que depende muito do estádio... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé