Agora que o seu bebé vai começar a diversificação alimentar é importante saber que alimentos pode dar e quando os deve introduzir na sua alimentação.
A partir dos seis meses de idade, uma alimentação exclusivamente láctea por si só, não responde às necessidades energéticas e de micronutrientes essenciais ao crescimento do seu bebé, sendo necessária a introdução de outros alimentos.
Com a introdução de novos alimentos, deve começar gradualmente a reduzir a quantidade de leite e de derivados. Ao entrar no segundo semestre, a alimentação do seu bebé não deve exceder os 500 a 700ml/dia de leite e derivados (iogurte, queijo, etc).
A melhor forma de começar com a introdução de novos alimentos na alimentação do seu bebé, é feita através da introdução de uma sopa de legumes ou uma papa láctea ou não láctea em substituição de uma refeição de leite (materno ou fórmula). Se tiver dúvidas pode consultar o nosso artigo sobre como preparar a comida para o bebé, para saber tudo o que precisa ter em conta!
Batata normal ou doce, Chuchu, Curgete, Beringela ou Couve-flor, Cenoura ou Abóbora, Cebola, Alho ou Alho-francês; Alface, Brócolo, Couve coração e Feijão verde
Maçã, Banana, Pera
Papa de cereais não láctea/láctea sem glúten
Após a introdução dos legumes e das papas na alimentação do seu bebé, chega a altura de lhe apresentar as proteínas presentes na carne e no peixe. Para tal deve considerar aproximadamente 30g/dia de carne ou de peixe - sendo este peso estimado para a carne e peixe antes de cozinhar e já limpos de gorduras – distribuídos por refeições com a carne a ser servida 4 vezes por semana e o peixe servido 3 vezes por semana. No início pode adicionar a carne ou o peixe à sopa de legumes, açorda ou farinha de pau. A partir dos 7 meses pode adicionar ao arroz, às massas e aos cuscus.
Quando introduzir a carne na alimentação tenha em conta que deve começar com carnes de aves como frango, perú ou avestruz, ou se quiser variar pode utilizar coelho. Isto é importante porque são carnes que, apesar de menos ricas em ferro, têm menos gorduras saturadas que as carnes de bovino.
Frango, Perú, Avestruz, Coelho, Borrego, Vaca
Pescada, Linguado, Besugo, Solha
Papaia, Manga, Abacate, Melão, Meloa, Pêssego, Uva, Ameixa
Iogurte natural não açucarado
Papa de cereais com glúten, Arroz, Massas, Aveia
Início da introdução das leguminosas e do ovo.
Feijão frade, Feijão branco, Feijão vermelho, Ervilha, Grão-de-bico, Lentilhas, Favas
Gema cozida
A partir dos 12 meses chega a altura de integrar a alimentação do seu bebé na dieta familiar, sempre tendo em conta que deve reforçar e/ou implementar hábitos alimentares saudáveis! Deve continuar a implementar uma larga variedade de alimentos na dieta familiar, variando ao máximo para que o seu bebé fique familiarizado com diferentes sabores e texturas. Isto é particularmente importante nesta fase para contrariar a aversão a novos alimentos que muitas vezes as crianças desenvolvem mais tarde.
Com a chegada dos 12 meses chega a altura de introduzir os citrinos, e também alimentos que têm o potencial de serem alergénicos, como tal deve manter uma atenção redobrada para despistar qualquer reação inesperada.
Espinafres, Nabo, Nabiça, Beterraba, Aipo
Carne de porco
Salmão, Sardinha, Cavala, Carapau, Bacalhau
Morango, Amora, Framboesa, Mirtilos, Kiwi, Maracujá, Laranja, Tangerina, Clementina, Tomate, Ananás
Iogurtes com aroma, Queijo, Leite de vaca
Ovo inteiro
Se tiver a impressão que antes ainda do 4º mês de vida o seu filho deverá começar a consumir alimentos sólidos, fale com o pediatra, médico...
Tanto na amamentação como na alimentação a biberão, todos os bebés engolem sempre um pouco de ar, porém nem todos reagem da...
Com cerca de oito ou nove meses poderá começar a introduzir alimentos que não estejam inteiramente reduzidos a puré...
Quando começar a oferecer alimentos sólidos ao seu bebé preste especial atenção à sua forma e textura. Evite oferecer ao bebé alimentos... Continuar a ler
No primeiro ano de vida do seu bebé o seu sistema digestivo não está ainda completamente maduro, por este motivo alguns alimentos devem ser deixados de... Continuar a ler
O método BLW funciona sempre em conjugação com a amamentação de livre demanda, desta forma se o seu bebé não comer muito (o que ao início irá seguramente acontecer) as suas necessidades nutricionais serão suprimidas pelo leite materno.
Dar de comer à colher ao seu bebé pode não ser tarefa fácil…pelo menos nas primeiras tentativas... Continuar a ler
Desde cedo deverá começar a fomentar a independência do seu filho, mesmo que de início este espalhe tudo por todo o lado e fique tudo sujo... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé