De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), os bebés devem ser alimentados exclusivamente com leite materno até completarem os seis meses de idade. A partir desta idade podem começar a ser introduzidos novos alimentos na alimentação do seu bebé.
Existem diversas formas de iniciar a diversificação alimentar, o método tradicional consiste na introdução dos alimentos sob a forma de purés ou papas. No entanto existem outras tendências no que diz respeito à introdução de novos alimentos, como o Baby Led Weaning (BLW) ou desmame conduzido pelo bebé.
O método BLW funciona sempre em conjugação com a amamentação de livre demanda, desta forma se o seu bebé não comer muito (o que ao início irá seguramente acontecer) as suas necessidades nutricionais serão suprimidas pelo leite materno.
Assim, o método BLW consiste em oferecer ao bebé alimentos em pedaços que ele consiga agarrar e morder facilmente. Os alimentos devem ser colocados preferencialmente no tabuleiro da cadeirinha alta para que o bebé tenha contacto com os mesmos, explore o seu sabor, a sua textura e decida por si o que quer e quanto quer comer.
De início evite colocar muitos alimentos no tabuleiro do bebé pois o excesso de informação poderá desencorajá-lo. A consistência dos alimentos que oferece ao bebé deve ser firme o suficiente para que consiga agarrá-los, mas suave o suficiente para que consiga mordê-los. Poderá optar por cenouras, brócolos ou couve-flor cozidos a vapor, ou fatias de maçã ou banana partida ao meio.
É importante que se optar pelo método BLW continue a seguir o mesmo princípio de oferecer o mesmo alimento por alguns dias antes de oferecer um novo alimento de forma a despistar eventuais alergias alimentares.
De acordo com vários estudos, o BLW ajuda a desenvolver a coordenação motora do bebé e sobretudo a sua motricidade fina (pegar os alimentos em pinça, utilizando o dedo indicador e o polegar).
A principal preocupação das mães ao oferecer alimentos sólidos ao bebé é o receio que este se engasgue, contudo não existe um risco acrescido associado a este método. Os bebés possuem um instinto reflexo de empurrar a comida para fora se sentirem que estão engasgados e o mais provável é que estas situações ocorram e sejam resolvidas pela própria criança. Contudo se a deixar mais tranquila poderá fazer um curso de primeiros-socorros para bebés.
Tente incluir o bebé nas refeições em família, de início irá demorar algum tempo a terminar a sua refeição e provavelmente ficará com a mesa um pouco suja, mas é importante que o bebé possa observar o exemplo dos pais e dos irmãos mais velhos.
Cada família tem rotinas distintas e o mais importante é que qualquer que seja o método que escolher para alimentar o seu bebé este funcione para si e para a sua família. Fale com o seu pediatra e procure perceber qual será a melhor forma de iniciar a diversificação alimentar.
Agora que o seu bebé vai começar a diversificação alimentar é importante saber...
A partir dos 6 meses o seu bebé poderá começar a experimentar outros sabores. Este é o momento da introdução da proteína de ...
Aos 9 meses de idade a alimentação do seu bebé já deve incluir duas refeições principais....
Desde cedo deverá começar a fomentar a independência do seu filho, mesmo que de início este espalhe tudo por todo o lado e ... Continuar a ler
No primeiro ano de vida do seu bebé o seu sistema digestivo não está ainda completamente maduro, por este motivo alguns alimentos devem ser deixados de... Continuar a ler
As alergias aqui consideradas manifestam-se sob a forma de asma brônquica, da febre-dos-fenos, do eczema e, na primeira infância, de perturbações digestivas como, por exemplo, a intolerância ao leite de vaca. A propensão para as reacções alérgicas é considerável, atingindo cerca de 10% das crianças.
Dar de comer à colher ao seu bebé pode não ser tarefa fácil…pelo menos nas primeiras tentativas... Continuar a ler
As primeiras vezes para um bebé nem sempre são fáceis e se é verdade que depende muito do estádio... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé