Ouvirá com certeza um sem-número de conselhos contraditórios em relação a quando e que alimentos deve introduzir na alimentação do seu bebé.
A alimentação complementar será de extrema importância para o bebé poder desenvolver a capacidade de mastigar e morder. Aprender a mastigar desempenha um papel muito importante no desenvolvimento da fala do seu bebé. Também é importante que tenha contacto com novos sabores, cheiros e texturas pois quanto mais tarde tal acontecer mais dificuldade vai ter o bebé de se habituar a estes.
De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir dos seis meses a alimentação exclusivamente láctea não supre, por si só, as necessidades energéticas e de alguns micronutrientes (ferro, zinco, vitaminas do complexo B entre outros), tornando-se necessária a introdução de outros alimentos na alimentação do bebé.
Caso isso não se verifique, o início da introdução de novos alimentos deve fazer-se o mais próximo possível dos seis meses de idade, nunca antes dos quatro, nem depois dos seis meses e meio. Até essa data, a alimentação do bebé deve ser exclusivamente de leite, de preferência materno. Lembre-se que, a introdução de novos alimentos é muito importante para garantir que o bebé recebe os nutrientes em quantidades necessárias para um crescimento equilibrado.
A introdução de novos alimentos na alimentação do seu bebé deve ser feita sempre de acordo com a orientação/recomendação do médico que acompanha o bebé.
A cada três dias deve introduzir um alimento novo de cada vez, para que a adaptação do bebé seja gradual e também para conseguir detetar com mais facilidade possíveis alergias ou intolerância alimentares.
Comecemos pelo mais importante: tenha muita paciência e tempo disponível quando estiver a dar de comer. Caso o bebé demonstre que não tem mais vontade de comer, não insista. Se o seu filho fizer caretas e cuspir a papa toda, não se preocupe. Volte a oferecer-lhe uma colherada e, se ele voltar a recusá-la, espere alguns dias para voltar a tentar.
O melhor será usar uma colher de plástico mais ou menos rasa e sem quaisquer pontas aguçadas. De início encha pouco a colher e deixe a criança sorver a papa da ponta da colher.
Poderá também oferecer-lhe um pouco de papa com o seu dedo e deixá-lo sugar, se de início não quiser utilizar um instrumento a que ele não está ainda habituado.
Também os pratos e a chávena deverão ser de plástico apropriado para crianças, pois mais cedo ou mais tarde irão parar ao meio do chão. Escolha cores fortes e o bebé não tardará a identificar o seu prato e a saudá-lo com alegria.
A sopa de legumes ou as farinhas lácteas/não lácteas devem ser as primeiras a ser introduzidas. Comece por substituir uma das mamadas ou refeições de biberão por uma sopa de legumes.
Agora que o seu bebé vai começar a diversificação alimentar é importante saber q...
Deve começar a introdução de novos alimentos ao seu bebé oferecendo uma sopa de legumes ou uma papa láctea ou não láctea sem glúten...
Se tiver a impressão que antes ainda do 4º mês de vida o seu filho deverá começar a consumir alimentos sólidos, fale com o pediatra, médico...
Ao extrair o leite por si mesma poderá conseguir algum alívio caso ocorra alguma situação de tensão mamária ou ficar com uma mama inflamada... Continuar a ler
Quando amamenta o seu filho, nunca deverá atender exclusivamente às necessidades deste em detrimento das suas próprias... Continuar a ler
Tanto na amamentação como na alimentação a biberão, todos os bebés engolem sempre um pouco de ar, porém nem todos reagem da mesma maneira.
Sobretudo no início do período de amamentação, os mamilos poderão ficar doridos o que se deve sobretudo à posição... Continuar a ler
Dar de comer à colher ao seu bebé pode não ser tarefa fácil…pelo menos nas primeiras tentativas... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé