A partir dos 6 meses o bebé deve iniciar a diversificação alimentar que consiste na introdução gradual de novos alimentos na alimentação do bebé para além do leite materno. A introdução de novos alimentos é muito importante para garantir que o bebé recebe os nutrientes em quantidades necessárias para um crescimento equilibrado.
Nesta fase muitos pais podem sentir-se perdidos sobre como preparar as novas refeições do bebé. Será melhor preparar uma grande quantidade e reservar ou devo preparar uma nova sopinha todos os dias? Que alimentos devo oferecer primeiro? Como posso conservar os purés do bebé?
Hoje em dia existe uma vasta gama de “papinhas de bebé” que os pais podem comprar no supermercado ou na farmácia e oferecer ao bebé quando este inicia a diversificação alimentar. Embora estes produtos sejam de boa qualidade, ao preparar em casa as refeições do seu bebé tem um maior controlo sobre os ingredientes que está a oferecer ao seu bebé, pode prepará-los com antecedência para simplificar a hora das refeições e vai com certeza poupar algum dinheiro. Guarde as “papinhas” de supermercado para aquelas situações em que tem de sair com o bebé e não pode levar as sopinhas que preparou em casa.
Ao início o seu bebé irá apenas comer sopinhas de legumes e papinhas de fruta que no fundo são apenas alimentos cozinhados e reduzidos a puré. Pode utilizar um garfo para esmagar os ingredientes depois de cozinhados, mas para uma textura mais suave pode optar por utilizar a varinha mágica, o liquidificador ou um robot de cozinha. No caso deste último, existem alguns modelos onde basta colocar os ingredientes e escolher o programa para passados alguns minutos obter um creme suave e perfeitamente triturado.
Ao introduzir os legumes na alimentação do seu bebé, deve ter em conta que o creme ou sopa de legumes, não deve incluir mais de quatro legumes, e deve distribuí-los da seguinte forma:
Um Legume base: batata normal ou doce, chuchu, curgete, beringela ou couve-flor;
Um Legume com betacarotenos: cenoura ou abóbora;
Um Legume rico em antioxidantes: cebola, alho ou alho-francês;
Um legume de folhas: alface, brócolo, couve coração, etc. e feijão verde
Pode optar por fazer uma quantidade superior à que o seu bebé irá comer e congelá-la. Para isso recomendamos que utilize caixinhas próprias para congelar líquidos com tampa e uma vez solidificado passe os cubinhos para sacos de congelação identificados com o conteúdo e a data de congelação do puré. Os purés de legumes e frutas podem ser conservados por cerca de três meses, se adicionar carne ou peixe aos purés deverá consumi-los dentro de um mês.
Quando necessitar utilizar os purés que tem preparados, retire dos sacos de congelação apenas o número de cubinhos necessários para a refeição do seu bebé. Nunca deve guardar comida que tenha entrado em contacto com a saliva do bebé (por exemplo através da colher) pois o risco de propagação de bactérias aumenta significativamente.
Preparar comida saudável e saborosa para o seu bebé é muito simples, e ao fazê-lo em casa garante que apenas oferece alimentos de qualidade ao seu bebé sem adição de ingredientes desnecessário, como corantes, conservantes, sal ou açúcar.
Se tiver a impressão que antes ainda do 4º mês de vida o seu filho deverá começar a consumir alimentos sólidos, fale com o pediatra, médico...
Tanto na amamentação como na alimentação a biberão, todos os bebés engolem sempre um pouco de ar, porém nem todos reagem da...
Com cerca de oito ou nove meses poderá começar a introduzir alimentos que não estejam inteiramente reduzidos a puré...
Agora que o seu bebé vai começar a diversificação alimentar é importante saber que alimentos pode dar e quando os deve introduzir na sua alimentação... Continuar a ler
No primeiro ano de vida do seu bebé o seu sistema digestivo não está ainda completamente maduro, por este motivo alguns alimentos devem ser deixados de... Continuar a ler
O método BLW funciona sempre em conjugação com a amamentação de livre demanda, desta forma se o seu bebé não comer muito (o que ao início irá seguramente acontecer) as suas necessidades nutricionais serão suprimidas pelo leite materno.
Dar de comer à colher ao seu bebé pode não ser tarefa fácil…pelo menos nas primeiras tentativas... Continuar a ler
Desde cedo deverá começar a fomentar a independência do seu filho, mesmo que de início este espalhe tudo por todo o lado e fique tudo sujo... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé