A introdução de novos alimentos na alimentação do seu bebé deve ser feita sempre de acordo com a orientação/recomendação do médico que acompanha o bebé.
Deve começar a introdução de novos alimentos através da introdução de uma sopa de legumes ou uma papa láctea ou não láctea em substituição de uma refeição de leite (materno ou fórmula). Não se esqueça de consultar o nosso artigo sobre como preparar a comida para o bebé, para saber tudo o que precisa ter em conta!
A primeira sopa deve ter a consistência de puré, deve ser muito simples, pode conter cenoura e/ou abóbora, um pouco de cebola e/ou um dente de alho pequeno. Pode também incluir batata.
Não deve adicionar sal à sopa do bebé e deve cozer bem os alimentos que nela constam. Após a cozedura e antes de triturar os ingredientes deve adicionar uma colher e meia de azeite à sopa. O azeite não deve ser cozinhado. O puré deve apresentar uma consistência suave e sem pedaços.
Lembramos que de acordo com as indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Direção geral de Saúde (DGS), a forma correta de introduzir os legumes na alimentação do seu bebé, deve ter em conta que o creme ou sopa de legumes, não deve incluir mais de quatro legumes, e sempre que possível deve distribuí-los da seguinte forma:
Um Legume base: batata normal ou doce, chuchu, curgete, beringela ou couve-flor;
Um Legume com betacarotenos: cenoura ou abóbora;
Um Legume rico em antioxidantes: cebola, alho ou alho-francês;
Um legume de folhas: alface, brócolo, couve coração, etc. e feijão verde
A cada três dias deve introduzir um alimento novo de cada vez, para que a adaptação do bebé seja gradual e também para conseguir detetar com mais facilidade possíveis alergias ou intolerância alimentares.
Depois de introduzir a cenoura, a abóbora, a cebola, o alho e a batata, poderá começar por introduzir outros legumes e hortaliças.
Opte por utilizar sempre a mesma base (cebola, alho, cenoura e/ou abóbora e batata) adicionando um novo ingrediente de cada vez para que a transição de sabores seja mais suave. Esta introdução deve ser gradual e conter alimentos como alface, couve branca ou alho francês. Dê preferência aos legumes e hortaliças mais tenros, de fácil digestão e menos alergénicos, que normalmente apresentam cor mais clara.
A primeira papa não pode conter glúten e poderá ser láctea ou não láctea. A primeira deve ser preparada apenas com água pois já contém leite, a segunda com o leite habitual do bebé. A papa deve ser preparada de acordo com as indicações da embalagem e sem adição de açúcares, incluindo o mel. Inicialmente deve ser de consistência fina. Com a habituação do bebé à papa poderá aumentar a consistência de acordo com o gosto do seu bebé.
Se sentir que o seu bebé não fica satisfeito no final da refeição, experimente na próxima prepará-la com mais água/leite, pode acontecer que o seu bebé esteja apenas com sede.
Com o início da diversificação alimentar pode iniciar a introdução de algumas frutas na alimentação do seu bebé, sem nunca exceder 1-2 peças de fruta por dia, preferencialmente frutas da época. É importante referir que a fruta deve ser dada como sobremesa e não como substituto de uma refeição.
Inicialmente a fruta deve ser moída e de preferência crua (para não perder as vitaminas termolábeis) - deve ralar ou esmagar até obter a consistência de um puré sem grumos. Aconselhamos que devido ao fraco potencial alergénico, comece por introduzir na alimentação do seu bebé os seguintes frutos: maçã, pera e banana.
Não é necessário adicionar açúcares, incluindo o mel, pois a fruta já contém açúcares naturais.
Agora que o seu bebé vai começar a diversificação alimentar é importante saber q...
A introdução de novos alimentos é muito importante para garantir que o bebé recebe o...
Se tiver a impressão que antes ainda do 4º mês de vida o seu filho deverá começar a consumir alimentos sólidos, fale com o pediatra, médico...
Ao extrair o leite por si mesma poderá conseguir algum alívio caso ocorra alguma situação de tensão mamária ou ficar com uma mama inflamada... Continuar a ler
Quando amamenta o seu filho, nunca deverá atender exclusivamente às necessidades deste em detrimento das suas próprias... Continuar a ler
Tanto na amamentação como na alimentação a biberão, todos os bebés engolem sempre um pouco de ar, porém nem todos reagem da mesma maneira.
Sobretudo no início do período de amamentação, os mamilos poderão ficar doridos o que se deve sobretudo à posição... Continuar a ler
As primeiras vezes para um bebé nem sempre são fáceis e se é verdade que depende muito do estádio... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé