Um determinado número de exercícios e movimentos, de jogos e de massagens, bem como a prática da natação poderão influenciar de modo muito positivo o desenvolvimento do bebé.
Uma pequena sessão de ginástica, que poderá demorar apenas cinco minutos mas que, a pouco e pouco, será aumentada para 15 minutos, por exemplo, é algo que os bebés apreciam. Esta proporciona uma boa oportunidade de os pais e o bebé contactarem de perto. Mantenha sempre o contacto visual com o seu bebé; fale com ele ou cante-lhe uma canção enquanto estiver a realizar os exercícios e movimentos.
Este exercício poderá ser feito a partir do terceiro mês de idade e fortalece a musculatura dos braços e dos ombros. O bebé deverá estar deitado sobre a cama. Apresente à criança o seu polegar, que esta agarrará prontamente.
Suavemente segure na mão do bebé pelo pulso e articulação da mão. De seguida estique-lhe os braços para fora e volta a trazê-los para junto do tórax. Comece por movimentar os dois braços ao mesmo tempo e depois alternadamente. Realize o exercício com cuidado e nunca contra a vontade do bebé. Este achará com certeza mais piada se você imitar o ruído de uma locomotiva enquanto lhe fizer este exercício.
Variação do exercício 1. Os braços esticados não deverão agora ser levados para fora, mas sim para cima, para junto da cabeça, e depois para baixo, de regresso ao tronco do bebé. Realize o movimento paralelamente com os dois braços, simultanea ou alternadamente.
Este exercício poderá ser feito a partir do quarto mês e ajuda a fortalecer a musculatura das costas.
O bebé está deitado sobre a barriga, com a cabecinha virada para o lado. Você agarra na parte inferior das pernas do bebé e, com as pernas deste esticadas, levanta todo o corpo alguns centímetros da superfície da cama.
Evolução do exercício 3, que poderá ser praticada a partir do quinto mês de vida do bebé. Levante agora o corpo do bebé de modo a que apenas a cabeça e os braços fiquem em contacto com a superfície da cama.
Este exercício serve para fortalecer a musculatura do abdómen e das costas do bebé e pode ser praticado a partir do quarto mês. O bebé encontra-se virado para si, mas deitado de costas. Apresente-lhe o polegar, que este segurará prontamente. Nessa altura agarrará a mão do bebé e puxará lentamente os seus braços para trás, até que a criança fique sentada.
Este exercício serve para o fortalecimento da musculatura das coxas e pode ser praticado a partir do terceiro mês de vida. Apenas deverá realizar exercícios com as pernas se as articulações da anca do bebé forem saudáveis. O bebé está deitado de costas. Agarre a parte inferior das pernas dele acima do pé. Faça as pernas do bebé flectir empurrando-as na direcção da barriguinha e volte a esticá-las.
Durante as primeiras semanas de vida o seu bebé estará sempre a dormir ou acordado, não obedecendo a qualquer horário.
Se por um lado existem bebés que desde cedo dormem a noite inteira sem acordar, outros bebé demoram muitos meses a conseguir...
O choro é o único meio de comunicação que um recém-nascido tem à sua disposição. Nas primeiras semanas nunca se sabe ao certo ...
Muito embora os bebés consigam ver logo à nascença, a sua capacidade de visão ainda não está plenamente desenvolvida. A coordenação de ambos os olhos terá ainda de ser aprendida, pelo que... Continuar a ler
De início os bebés têm sempre de ser mantidos quentinhos, uma vez que ainda não são capazes de regular a temperatura corporal como os adultos... Continuar a ler
Os bebés reconhecem a voz da mãe ainda dentro do útero por isso poderá começar a ler para o seu bebé logo durante a gravidez.
Lembre-se sempre que esta é por enquanto a única forma de comunicar que o seu bebé tem…e ele vai comunicar, e muito! O seu bebé chora... Continuar a ler
Ter o nosso bebé recém-nascido nos nossos braços é uma experiência extraordinária. Mas o período de adaptação às rotinas do novo membro... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé