De início os bebés têm sempre de ser mantidos quentinhos, uma vez que ainda não são capazes de regular a temperatura corporal como os adultos. Certifique-se por isso que em redor do bebé está sempre uma temperatura agradável, nunca abaixo dos 22ºC.Antes de começar, verifique se tem à mão todos os utensílios de que irá precisar.
São eles por exemplo o algodão, as toalhitas, o óleo para bebé, o sabonete para bebé, o creme, a loção para o corpo, os lenços de papel, a fralda, bem como as roupinhas limpas. Poderá também ter um recipiente próprio para meter a roupa suja e outro para meter as fraldas e os pedaços de algodão sujos. Inspeccione bem os olhos, as cavidades nasais e as orelhas. A própria natureza do corpo humano permite que estas zonas se mantenham limpas; apenas precisará de retirar e limpar pequenos restos, não sendo necessária uma rotina de limpeza muito rígida.
Utilize cotonetes com muito cuidado, procurando não as introduzir demasiado nos ouvidos e nariz.
Vá despindo o bebé aos poucos. Lave-lhe primeiro a cara e seque-a cuidadosamente.
Depois dispa a camisola interior ao bebé e lave em volta do pescoço e debaixo dos braços. Quando o secar, tome atenção às pregas e rugas da pele. Uma pele húmida constitui a condição ideal para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Vista-lhe então uma camisola interior lavada e embrulhe o bebé numa toalha seca.
Se, ao lavar as mãos da criança, descobrir que as unhas precisam de ser cortadas, utilize uma tesoura de unhas própria para crianças, com as pontas arredondadas.
Com certas crianças, a melhor altura para cortar as unhas é quando estão a dormir.
De seguida lave a zona genital do bebé, dedicando particular atenção às pregas da pele. Nunca tente puxar para trás o prepúcio do seu filho. No fim do primeiro ano de vida tal já começará a ser possível.
Se tiver uma filha, lave apenas a zona exterior da vagina e limpe sempre para trás, na direcção do rabinho, e nunca ao contrário, para evitar o risco de infecção.
Por fim vire a criança de costas para si e lave-lhe o rabinho. Depois de secar bem o bebé, poderá esfregar a sua pele com um óleo próprio.
A maioria das mães sente-se um pouco apreensiva ao ter de dar banho pela primeira vez ao seu bebé. Apesar dos seus receios, exp...
A maioria dos bebés desenvolve erupções cutâneas ou outros problemas de pele durante o primeiro ano de vida.
Mude as fraldas sempre que se der conta de que têm "presente". Quando a urina e as fezes se misturam, forma-se o amoníaco, que ataca...
Os sapinhos é uma infecção por fungos relativamente frequente. Começa sempre na cavidade bucal... Continuar a ler
É muito comum os bebés sofrerem algum tipo de desconforto associado a pequenos problemas de pele, como dermatites,... Continuar a ler
O choro é o único meio de comunicação que um recém-nascido tem à sua disposição. Nas primeiras semanas nunca se sabe ao certo por que razão o bebé chora e grita.
A higiene do seu bebé é essencial para um desenvolvimento e crescimento saudável e a grande maioria dos pais sabe disso. Para a ajudar passo a... Continuar a ler
Ter o nosso bebé recém-nascido nos nossos braços é uma experiência extraordinária. Mas o período de adaptação às rotinas do novo membro da família... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé