Uma percentagem significativa das grávidas desenvolve infeções urinárias a determinada altura da gestação. Muito comuns durante a gravidez, são também mais perigosas nesta altura porque por vezes podem nem apresentar sintomas, o que atrasa o tratamento relativamente simples que esta infeção precisa.
Uma das principais causas e o porquê de ser tão comum ter infeções urinárias na gravidez, prende-se desde logo com…A própria gravidez!! Nós explicamos, uma infeção urinária refere-se à presença de bactérias no nosso sistema urinário, pode ser nos rins (pielonefrite), na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite). Durante a gravidez estas bactérias conseguem chegar mais facilmente ao nosso sistema urinário, porque o nosso útero está a pressionar todo o nosso sistema urinário, as nossas hormonas relaxam os músculos, e como se não bastasse, a barriga que não pára de aumentar não dá jeito nenhum quando se trata de manter esta zona toda sob vigilância.
A propósito de vigilância, e especialmente durante a gravidez, há alguns sintomas a que deve estar atenta:
— Desde logo quando chegar a altura de ir à casa-de-banho atenção se tiver dores ao urinar, se tem mais dificuldade ao fazê-lo ou se sente um ardor quando faz. Veja se a cor é turva e se reconhece algum odor desagradável.
— Normalmente durante a gravidez as idas à casa-de-banho são muito frequentes, e por si só são perfeitamente normais. No entanto se a juntar aos sintomas que já falámos, sentir vontade de ir com demasiada frequência, de dia e de noite, e por muita vontade que tenha de ir ao chegar lá quase não consegue fazer, então este é mais um sintoma sem sombra de dúvida!
— Outro sintoma que não pode ignorar são as dores, aquela pressão aguda no fundo da barriga, dores abdominais ou aquele desconforto no baixo-ventre.
— Por fim pode vir a desenvolver alguma febre, náuseas e vómitos. Nalguns casos as febres muito altas e dores que vão do abdómen até às costas, podem ser um indicador de que a infeção passou para os rins e nesses casos o tratamento tem que ser imediato.
Em qualquer destes sintomas o melhor conselho que temos para si durante a gravidez é de que não deve deixar arrastar situações ou sintomas que a deixem desconfortável. Se não é bom para si também não é bom para o seu bebé, e lembre-se que febres altas podem provocar contrações e até mesmo dar inicio a um parto prematuro, portanto em caso de dúvida deve sempre contactar o seu médico.
Se acha que tem uma infeção urinária, o seu diagnóstico é relativamente simples. O seu médico vai pedir análises à sua urina, e a presença de glóbulos brancos denuncia uma possível infeção enquanto a presença de glóbulos vermelhos denuncia uma hemorragia do aparelho urinário.
Se for diagnosticada com uma infeção urinária o médico irá receitar-lhe um antibiótico que vai combater as bactérias e a infeção, enquanto previne que esta se alastre aos rins. Normalmente deve tomar antibiótico durante alguns tempo, entre uma a duas semanas, para garantir que se consegue erradicar completamente. Portanto se a determinada altura se começar a sentir melhor, não interrompa o tratamento, e siga as indicações do seu médico à risca.
Para começar e provavelmente está cansada de ouvir isto, mas nunca é demais repetir, mantenha-se hidratada!! Deve beber água frequentemente ao longo do dia, especialmente se tiver em conta que muitas idas à casa-de-banho vão ajudar a “empurrar” as bactérias para fora da uretra. Pode ter a sensação que passa a maior parte do seu dia na casa-de-banho — algo comum ao longo da gravidez — mas é importante que não “segure o xixi”. Sempre que tiver vontade de ir à casa-de-banho deve fazê-lo, e tenha a certeza que fez mesmo tudo portanto não tenha pressa!
Outro ponto importante prende-se com a higiene, tem de manter uma boa higiene de toda esta zona, seja meticulosa e mantenha tudo sempre limpar e seco para evitar irritação. De seguida aposte numa boa e confortável roupa interior de algodão, que ajuda a manter toda esta zona do nosso corpo mais seca sem causar irritação. À noite se conseguir, durma sem roupa interior para deixar respirar a sua pele, dificultando a vida às bactérias.
Sempre que poder evite a todo o custo produtos perfumados que podem causar irritação, e lembre-se sempre que esta é uma parte do seu corpo muito sensível e vulnerável, especialmente durante a gravidez.
As hemorragias durante a gravidez podem ter várias origens. Devem ser sempre levadas a sério, mesmo quando não implicam qualquer dor. Hemorragias no início da...
As infeções urinárias são comuns durante a gravidez e podem ser mais ou menos graves consoante o seu estado. Durante a gravidez a progestrona provoca o relaxamento...
Muito embora demore algum tempo até se tornar visível a sua gravidez, logo após a concepção o seu organismo começa a adaptar-se ao seu novo estado. Passa a...
A primeira vez que sentimos o nosso bebé a mexer na barriga é particularmente especial. Um momento que tem tanto de emocional como de surpreendente, sentir o nosso bebé na... Continuar a ler
Se por um lado há quem as considere o terror da gravidez, por outro há quem as veja como mais um verdadeiro crachá que deixa adivinhar a maternidade. Seja como for as Estrias são... Continuar a ler
Saiba quais são os sinais de início de trabalho de parto aos quais deve estar atenta. O trabalho de parto inicia-se com ligeiras contracções.
É perfeitamente natural que nos primeiros meses sinta necessidade de urinar com mais frequência. Isto deve-se ao facto de o útero em crescimento estar a exercer pressão sobre a bexiga... Continuar a ler
A vigilância da saúde da grávida é fundamental para que possa vivenciar a gravidez de forma tranquila, equilibrada e feliz contribuindo para o... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé