#Amamentação

O lugar do pai na amamentação

A amamentação é um momento muito especial na criação de laços entre o bebé e a mãe. E obviamente qualquer pai é capaz de reconhecer a importância da amamentação na alimentação do bebé e no seu desenvolvimento saudável. No entanto, depois de 9 meses “à espera” do bebé, muitos dos pais sentem-se de parte durante a amamentação, assistindo de perto a tudo mas sem saber muito bem onde e como intervir ou interagir com o bebé.

É frequente que alguns dos pais se sintam mais inseguros, tendo menos tempo para criar laços com o bebé e em muitos casos sem perceber muito bem como fazê-lo. Para não falar de um sentimento de total inadequação quando se trata de responder às necessidades mais básicas do seu bebé, como por exemplo comer.

É verdade que a mãe neste momento já tem muito com que se preocupar, mas lembre-se do papel preponderante que o seu parceiro vai ter no desenvolvimento do seu bebé, para não falar da ajuda preciosa que a mãe tanto precisa nesta altura.

Partilhe os seguintes passos com o seu parceiro para que, por um lado, a mãe consiga o apoio que precisa e por outro, para que o pai possa tomar parte activa desta fase tão especial, sem se sentir posto de parte e conseguindo assim criar laços com o bebé.

Passo 1

A amamentação pode tornar-se extremamente desgastante para a mãe, por isso o papel do pai neste período deve ser o de apoio incondicional! O pai deve estar por perto, e pronto a proporcionar à mãe tudo o que for preciso, seja um copo de água, seja uma almofada para reduzir o desconforto, ou simplesmente pôr o bebé a arrotar. Todos os momentos contam, e com o passar dos dias, este apoio vai ser essencial para a mãe.

Passo 2

O contacto físico entre a mãe e o bebé durante a amamentação é, neste período inicial pós-parto, essencial na criação de laços uma vez que o bebé está ainda numa fase muito precoce do seu desenvolvimento. Porque o pai não pode obviamente amamentar, deixe que seja ele a dar o banho, ou a embalá-lo…quem sabe adormecer o bebé no peito enquanto lê uma história e permite que se habitue à sua voz. Esta é uma forma bastante simples de permitir algum descanso à mãe - e merecido diga-se de passagem - enquanto permite ao pai o contacto e uma proximidade física para com o bebé que de outra forma não conseguiria ter.

Passo 3

Permita ao pai alguns momentos a sós com o bebé, à medida que vai reconhecendo as suas capacidades a lidar com o pequenote. Muitos pais nesta altura, ao verem a parceira a lidar com tudo o que envolve o bebé, sentem-se inseguros e/ou até mesmo incapazes. Permita ao seu parceiro alguns momentos com o bebé, seja a brincar, seja quando for altura de sair à rua, poder passear o bebé, levá-lo no carrinho para ir às compras ao fundo da rua…São pequenos momentos a sós com o bebé que vão permitir ao seu parceiro que se sinta mais capaz e mais confiante das suas capacidades enquanto pai.

Passo 4

Quando tirar leite do peito e começar a introduzir o biberão na alimentação do seu bebé, deixe que seja o pai a alimentá-lo. Obviamente nas primeiras vezes o bebé vai resistir, e preferir o peito em vez da borracha, mas não deixe que isso seja um impedimento. Acompanhe o pai e explique-lhe que é normal, para que não desanime ou desista. Poder tomar parte da alimentação do bebé é extremamente importante, e para a mãe vai ser mais uma oportunidade para gerir todos os cuidados e a atenção que o pequenote exige de si.

Artigos relacionados

Amamentação Pequenos problemas durante a amamentação

Já partilhámos algumas dicas sobre o sono do bebé recém-nascido, agora escrutinamos...

Amamentação Frequência e duração da amamentação

Deixe o bebé mamar as vezes que ela quiser. Tal poderá ser muito frequente nos primeiros...

Amamentação Terei leite suficiente?

A razão mais frequente para as mulheres desistirem de amamentar é a sensação, errada, de que não têm leite suficiente para alimentar...

Já conhece o nosso Guia Cuidar do Bebé?

Para a acompanhar o primeiro ano de vida do seu bebé

image

Extração do leite

Ao extrair o leite por si mesma poderá conseguir algum alívio caso ocorra alguma situação de tensão mamária ou ficar com uma mama inflamada... Continuar a ler

ginasica bebe

Amamentação: Cuide de si

Quando amamenta o seu filho, nunca deverá atender exclusivamente às necessidades deste em detrimento das suas próprias... Continuar a ler

O bebé já não fica satisfeito

Se tiver a impressão que antes ainda do 4º mês de vida o seu filho deverá começar a consumir alimentos sólidos, fale com o pediatra, médico ou enfermeira, que são os profissionais competentes para a orientar nesta matéria.

choro bebé

Como evitar inflamações nos mamilos

Sobretudo no início do período de amamentação, os mamilos poderão ficar doridos o que se deve sobretudo à posição... Continuar a ler

sono recém nascido

Quando deve o bebé parar de mamar?

As mães que não experimentam quaisquer problemas com a amamentação ver-se-ão entre os 4 e os 6 meses de vida do bebé a braços com a dúvida ... Continuar a ler

Conheça as nossas receitas para bebé

Faça parte do Felicitas Baby Club

Faça parte do nosso clube para ter acesso a ofertas e conteúdos exclusivos!