A menos que o seu bebé revele dificuldades em ganhar peso, a verdade é que mamadas com uma duração relativamente curta são perfeitamente normais. Se o seu pediatra reconhece o desenvolvimento saudável do seu bebé de acordo com os valores de referência, então à partida não tem nada com que se preocupar.
Alguns bebés são capazes de mamar durante dois minutos, esvaziar o peito e ficar satisfeitos durante horas, outros são de pequenas mamadas em que mamam durante um ou dois minutos, fazem um intervalo e depois voltam a mamar. Depende da quantidade de leite que a mãe tem mas também do próprio bebé e daquilo que é mais confortável para ele.
Se o seu bebé costuma adormecer pouco depois de começar a mamar, nesse caso então é melhor acordá-lo, visto que o melhor leite vem geralmente no fim da mamada.
Quando se torna demasiado difícil mantê-lo acordado o que a mãe pode fazer é retirar-lhe a roupa e deixá-lo só de fralda para que não fique demasiado quente e sonolento, se mesmo assim ele continuar a adormecer no início da mamada experimente soprar suavemente para a face do bebé ou fazer cócegas no pé.
Este padrão de mamadas muito curtas pode obviamente ser muito desgastante para a mãe, uma vez que se vai repetir por diversas vezes e eventualmente deixá-la muito mais cansada.
Se quiser alterar este padrão procure encorajar o bebé a mamadas mais longas, de cada vez que ele se afastar do peito insista um pouco mais para garantir que está de facto satisfeito. A ideia é que gradualmente ele prolongue a duração da mamada.
Lembre-se que o padrão de mamadas que o seu bebé tem ao longo do dia só é demasiado curto quando ele não estiver a ganhar o peso que devia. Neste caso o seu médico deverá prestar uma especial atenção a isto, visto que os ganhos de peso são uma parte muito importante das consultas. Qualquer dúvida fale com o seu médico.
Já partilhámos algumas dicas sobre o sono do bebé recém-nascido, agora escrutinamos...
Deixe o bebé mamar as vezes que ela quiser. Tal poderá ser muito frequente nos primeiros...
A razão mais frequente para as mulheres desistirem de amamentar é a sensação, errada, de que não têm leite suficiente para alimentar...
Ao extrair o leite por si mesma poderá conseguir algum alívio caso ocorra alguma situação de tensão mamária ou ficar com uma mama inflamada... Continuar a ler
Quando amamenta o seu filho, nunca deverá atender exclusivamente às necessidades deste em detrimento das suas próprias... Continuar a ler
Se tiver a impressão que antes ainda do 4º mês de vida o seu filho deverá começar a consumir alimentos sólidos, fale com o pediatra, médico ou enfermeira, que são os profissionais competentes para a orientar nesta matéria.
Sobretudo no início do período de amamentação, os mamilos poderão ficar doridos o que se deve sobretudo à posição... Continuar a ler
As mães que não experimentam quaisquer problemas com a amamentação ver-se-ão entre os 4 e os 6 meses de vida do bebé a braços com a dúvida ... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé