Nos primeiros dias após o parto é bastante frequente que os bebés tenham o nariz congestionado, e como estão ainda a respirar pelo nariz, qualquer problema nas vias nasais vai ter consequências quase instantâneas no seu bem-estar. Este congestionamento das vias nasais vai obrigar o bebé a respirar pela boca, o que vai fazer com que se canse muito mais depressa.
Isto pode criar dificuldades na amamentação uma vez que o bebé tem que fazer mais pausas e vai engolir mais ar, levando a que tenha cólicas ou soluços. Por sua vez o sono do bebé também fica comprometido uma vez que a dificuldade em respirar vai fazer com que acorde mais vezes durante as sestas ou durante a noite.
Isto acontece em larga medida porque com vias nasais muito estreitas e sensíveis, o bebé fica obstruído com relativa facilidade. Desde logo no período que se segue ao nascimento é frequente que alguns fluídos do parto possam contribuir para a congestão nasal, ficando alojados nas vias nasais. Pode acontecer o surgir de muco nasal ou mesmo a inflamação das vias nasais quando o bebé é confrontado com ambientes com ar mais seco ou com odores muito fortes como perfume ou tabaco.
Desde logo mantenha uma especial atenção no que respeita à respiração do bebé e aos sons que emite, frequentemente com o nariz entupido alguns bebés parecem fungar ou fazer um som mais abafado. A melhor forma é, sempre que mudar uma fralda — e nesta fase vai ter que mudar muitas — espreite o nariz e dedique algum tempo a seguir de perto a respiração do bebé.
E lembre-se sempre de limpar o nariz antes das refeições e/ou das sestas, por forma a aliviar o bebé tornando a sua respiração mais fácil.
Quando se trata de limpar o nariz do seu bebé, pode utilizar soro fisiológico, spray nasal de água do mar para bebés e/ou um aspirador nasal.
Limpar o nariz com soro fisiológico
Para limpar o nariz com soro ou spray nasal, deite o seu bebé de barriga para cima no seu colo, enquanto lhe inclina a cabeça ligeiramente para trás.
Coloque o soro na narina que está do seu lado e tape a outra narina e a boca para que ele inspire.
Vire o bebé sobre o estomago para ajudar o nariz a expulsar a mucosa. Limpe bem com uma toalhita e dê tempo ao bebé para espirrar ou tossir o soro.
Repita com a outra narina, mudando a posição do bebé.
Limpar o nariz com um aspirador nasal
Bastante fácil de utilizar, o aspirador nasal consiste de um tubo por onde — através de um filtro — pode proceder à sucção da mucosa que entope o nariz do bebé.
Para o utilizar siga os seguintes passos:
Antes da primeira utilização limpe o aspirador com água quente e seque cuidadosamente.
Coloque um filtro limpo e monte o aspirador nasal.
Antes de começar coloque soro fisiológico no nariz para amolecer a mucosa como referimos no ponto anterior.
De seguida coloque a ponta mole do aspirador nasal na entrada da narina do bebé e suavemente proceda à sucção do muco. Todo o muco vai ficar retido no filtro e não passa para o tubo onde a mãe está a fazer a sucção.
Repita com a outra narina, sente o bebé ao seu colo para permitir que algum resto de mucosa desça do nariz.
Sempre que tiver dúvidas consulte o seu médico.
Regra geral, os primogénitos têm menos possibilidades de contágio, pois contactam menos com outras crianças. A “cadeia das...
Regra geral, os primogénitos têm menos possibilidades de contágio, pois contactam menos com outras crianças. A “cadeia das...
O rompimento dos dentes é um processo perfeitamente normal e muitos bebés não experimentam qualquer tipo de problema. O ...
Os sapinhos é uma infecção por fungos relativamente frequente. Começa sempre na cavidade bucal... Continuar a ler
É muito comum os bebés sofrerem algum tipo de desconforto associado a pequenos problemas de pele, como dermatites,... Continuar a ler
O choro é o único meio de comunicação que um recém-nascido tem à sua disposição. Nas primeiras semanas nunca se sabe ao certo por que razão o bebé chora e grita.
A higiene do seu bebé é essencial para um desenvolvimento e crescimento saudável e a grande maioria dos pais sabe disso. Para a ajudar passo a... Continuar a ler
Ter o nosso bebé recém-nascido nos nossos braços é uma experiência extraordinária. Mas o período de adaptação às rotinas do novo membro da família... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé